A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária, sendo consumida com casca, rica em Ómega 3, Ómega 6 e Ómega 9.
A linhaça é considerada um alimento, pois tem propriedades nutricionais e preventivas — graças aos componentes antioxidantes e anticancerígenos. Além disso, é um poderoso desintoxicante.
A sua constituição conta ainda com uma alta taxa de fibras solúveis (ideal como laxante e auxiliar na digestão), vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Estudos mostram que é boa para os diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e também é uma auxiliar para a prevenção da obesidade, pois ela ativa mais o metabolismo.
A linhaça ajuda no emagrecimento porque tem uma grande quantidade de fibras (4 vezes mais que na aveia) prolongando assim o estado de saciedade. Além disso, o grão de linhaça contribui para a liberação do hormônio colecistocinina que proporciona a sensação de saciedade.
Benefícios da Linhaça
Reduz o colesterol
Auxilia na redução do peso – ativa o metabolismo
Proporciona equilíbrio nos hormônios - ameniza os sintomas da TPM e da Menopausa
Remove o excesso de sódio nos rins - diminui a retenção de líquidos
Modula o sistema imunológico
Estabiliza os níveis de açúcar no sangue - ajuda controlar o diabetes
Regula o intestino – possui alta taxa de fibras solúveis
O consumo máximo recomendado é de 2 colheres de sopa ao dia.